Proposta de Projeto de Gestão Pedagógica
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Proposta de Projeto de Gestão Pedagógica
Projeto de Gestão Pedagógica
Objetivo: Criar uma ferramenta para gerenciar o projeto pedagógico do curso.
1º Enfoque (normativo): maior parte da gestão pedagógica está disposta na portaria de criação do conselho. Mas ninguém conhece ou entende, não está sistematizada.
O que fiz: Criar estruturas que estudem estas normas e compilem referencias e principalmente: as modifique.
2º Enfoque (administrativo): A experiência mostra (a bibliografia também) que: a maior parte das do conselho ações são meramente burocráticas e automáticas no ou apenas remediam problemas já acontecidos.
O que fiz: Vincular atos de diversos agentes entre si e vincular atos a objetivos estabelecidos, estimular planejamento vinculado ao projeto.
3º Enfoque (político): O conselho está em processo de descentralização de poder, isso exige discussões diretas e claras. Precisamos do fim da politicagem de corredor e a efetivação de um controle coletivo sobre as ações do conselho.
O que fiz: regulamentar essa distribuição de poder de forma a coletivizar a gestão do curso.
Projeto objeto. (texto do objetivo do curso, mas minha linguagem ainda é informal aqui porque tenho que explicar quase tudo até para mim mesmo)
São agentes do curso de administração pública:
A) O coordenador e vice coordenador do conselho de curso;
B) As seguintes comissões instituídas pelo conselho de curso, participando delas qualquer estudante, funcionário ou docente vinculado ao curso.
1. Comissão de análise estratégica; Analisa a articulação entre os documentos de referencia (projeto, ementas, planejamento – biblioteca, contratação, visitas técnicas, acordos e convênios, regulamento de estágio, regimento do conselho de curso, normas do departamento)
2. Comissão de controle; esta garantirá 1. Publicidade dos relatórios das outras comissões, semestrais e sua correspondência com a realidade. 2. O correto funcionamento das outras comissões através da proposição fundamentada de punição a membros de outras comissões, além de modificações destas. O objetivo precípuo é conquistar lealdade as normas e políticas e não CONTROLAR!
3. Comissão de acompanhamento pedagógico: acompanha a execução e coerência entre o que ensinado em sala e a ementa, além de assessorar os docentes quanto a assuntos institucionais. Com relação ao que é ensinado e sua fundamentação nos papéis do curso propor atitude de punição em relação a docente, discente ou funcionário sob pena de responsabilidade solidária.
3.1 Esta se subdividirá em geral e de avaliação cujo objetivo é criar métodos de avaliação sobre o desempenho de todos os agentes do curso e suprir o conselho com estatísticas e dados. Sugestão: provão semestral, avaliação institucional, análise estatística de ilhas no curso (a explicar...)
É responsabilidade individual e coletiva dos agentes nomeados garantir:
1. O caráter público das estratégias de gestão pedagógicas e administrativas do curso de administração pública e avaliação posterior. (público na concepção, de conhecimento de todos e passível de modificação por processo ordinário. Ainda, está implícita a sistematização das ações com finalidade explicita no termo “estratégia” está colocado também o controle social. – isso está explicado no projeto método)
2. O caráter preventivo da gestão pedagógica e administrativa objetivando o cumprimento do objetivo do curso. (na maioria das vezes o que se faz e chorar pelo leite derramado, em geral corrige-se o que o professor fez de errado)
Projeto método - os desdobramentos administrativos... (o texto abaixo pode ser um anexo do projeto ou apenas uma referência para o conselho, é mais ou menos uma sugestão minha sobre como eu acho que as coisas devem acontecer e também para futuras consultas para que se eliminem as ambigüidades e conflitos que se fundamentem no projeto de gestão pedagógica).
As comissões devem trabalhar da seguinte forma, respeitando sua autonomia:
1. Planejamento:
Em que a comissão se apegará para o cumprimento de suas funções? Dimensão: normativa e metas.
Como alcançará isso?
Dimensão: plano de ação e plano individual de trabalho.
2. Para as comissões respectivamente responsáveis por este tipo de gestão, considerará:
Quando a gestão administrativa:
O cumprimento das obrigações de docentes e estudantes.
A gestão dos convênios
Material didático e biblioteca
Constante cruzamento de estatísticas e informações na busca de padrões.
Transferências de curso e período
Quanto a gestão pedagógica:
Preventiva - acompanhamento do plano de ensino, da vinculação com as ementas, e atividades extracurriculares – isso é controlar meios... o certo é cobrar resultados. Edição de cartilhas para professores e alunos explicando como funciona o novo sistema.
Ferramentas de intervenção - Feedback de alunos – reclamações veiculadas pelo coordenador de forma graduada. *Relação teoria-pratica entre o que é ensinado, Qualidade do que é ensinado.
Avaliação de aprendizagem - Provão semestral, por exemplo.
Controle da gestão:
Aferição e avaliação semestral dos resultados obtidos.
*** punições regulamentadas.... não se deve controlar... deve-se conquistar lealdade as normas.
Explicações variadas:
Existem dois tipos de gerencia: pedagógica e administrativa. O projeto pode é também dividido em Projeto-objeto e projeto-método.
Projeto-objeto serão as cláusulas pétreas do projeto.
O projeto-método é no que me concentro, e mais especificamente na sua relação com gerencia pedagógica e seus inevitáveis desprendimentos administrativos.
As ações serão:
1. Participativas: o planejamento que objetiva alcançar o objetivo do curso terá participação de Docentes, Discente e Funcionários
2. Dinâmicas: Considerará os resultados atingidos anteriormente.
3. Continuas: as análises serão executadas em ciclos semestrais.
4.Sistematizadas: Alguém garantirá a articulação dos agentes.
Mandamentos e sugestões:
1. SISTEMATIZAR!
2. Caráter preventivo.
realização de reuniões de conselho, as reuniões por área, a entrega e discussão das ementas aos docentes, o acompanhamento do desdobramento da ementa em plano de ensino, o acompanhamento da execução do plano de ensino, a busca da articulação entre as disciplinas,a discussão da avaliação da aprendizagem, a obtenção de feedback dos alunos, o encaminhamentos das queixas dos alunos relativas aos docentes, a discussão com os docentes sobre as queixas dos alunos, a implantação dos conselhos de classe, a criação do “provão semestral” com fins de acompanhamento pedagógico, a realização de encontros temáticos e a busca de apoio da Assessoria Pedagógica. Outros desdobramentos relativos à gestão pedagógica do projeto do curso são registrados, ainda, de forma pontual pelos coordenadores, a saber: discussão da metodologia de trabalho do docente, atenção às linhas de pesquisa e produção científica do curso, atenção aos projetos de extensão do curso, acompanhamento das atividades complementares a serem realizadas pelos alunos, acompanhamento das monitorias, atenção à qualidade dos conteúdos ministrados, à relação teoria-prática e aos conteúdos ministrados na modalidade à distância.
O professor ao entregar o plano de ensino para os alunos entregarão junto a ementa do curso. O representante de sala arquivará o texto. Todo atraso ou saída do plano será reportada, tantos as entendida como ruins quanto as boas.
Tornar públicas as ementas.
Acompanhamento do plano de ensino, da vinculação com as ementas, e atividades extracurriculares – isso é controlar meios... o certo é cobrar resultados.
Feedback de alunos - reclamações
Avaliação de aprendizagem - Provão semestral
*Relação teoria-pratica entre o que é ensinado
Qualidade do que é ensinado.
*** punições regulamentadas.... não se deve controlar... deve-se conquistar lealdade as normas.
Projeto concebido e idealizado por Manoel Henrique Martins.
Postado em: http://caap.forumeiros.com/
Objetivo: Criar uma ferramenta para gerenciar o projeto pedagógico do curso.
1º Enfoque (normativo): maior parte da gestão pedagógica está disposta na portaria de criação do conselho. Mas ninguém conhece ou entende, não está sistematizada.
O que fiz: Criar estruturas que estudem estas normas e compilem referencias e principalmente: as modifique.
2º Enfoque (administrativo): A experiência mostra (a bibliografia também) que: a maior parte das do conselho ações são meramente burocráticas e automáticas no ou apenas remediam problemas já acontecidos.
O que fiz: Vincular atos de diversos agentes entre si e vincular atos a objetivos estabelecidos, estimular planejamento vinculado ao projeto.
3º Enfoque (político): O conselho está em processo de descentralização de poder, isso exige discussões diretas e claras. Precisamos do fim da politicagem de corredor e a efetivação de um controle coletivo sobre as ações do conselho.
O que fiz: regulamentar essa distribuição de poder de forma a coletivizar a gestão do curso.
Projeto objeto. (texto do objetivo do curso, mas minha linguagem ainda é informal aqui porque tenho que explicar quase tudo até para mim mesmo)
São agentes do curso de administração pública:
A) O coordenador e vice coordenador do conselho de curso;
B) As seguintes comissões instituídas pelo conselho de curso, participando delas qualquer estudante, funcionário ou docente vinculado ao curso.
1. Comissão de análise estratégica; Analisa a articulação entre os documentos de referencia (projeto, ementas, planejamento – biblioteca, contratação, visitas técnicas, acordos e convênios, regulamento de estágio, regimento do conselho de curso, normas do departamento)
2. Comissão de controle; esta garantirá 1. Publicidade dos relatórios das outras comissões, semestrais e sua correspondência com a realidade. 2. O correto funcionamento das outras comissões através da proposição fundamentada de punição a membros de outras comissões, além de modificações destas. O objetivo precípuo é conquistar lealdade as normas e políticas e não CONTROLAR!
3. Comissão de acompanhamento pedagógico: acompanha a execução e coerência entre o que ensinado em sala e a ementa, além de assessorar os docentes quanto a assuntos institucionais. Com relação ao que é ensinado e sua fundamentação nos papéis do curso propor atitude de punição em relação a docente, discente ou funcionário sob pena de responsabilidade solidária.
3.1 Esta se subdividirá em geral e de avaliação cujo objetivo é criar métodos de avaliação sobre o desempenho de todos os agentes do curso e suprir o conselho com estatísticas e dados. Sugestão: provão semestral, avaliação institucional, análise estatística de ilhas no curso (a explicar...)
É responsabilidade individual e coletiva dos agentes nomeados garantir:
1. O caráter público das estratégias de gestão pedagógicas e administrativas do curso de administração pública e avaliação posterior. (público na concepção, de conhecimento de todos e passível de modificação por processo ordinário. Ainda, está implícita a sistematização das ações com finalidade explicita no termo “estratégia” está colocado também o controle social. – isso está explicado no projeto método)
2. O caráter preventivo da gestão pedagógica e administrativa objetivando o cumprimento do objetivo do curso. (na maioria das vezes o que se faz e chorar pelo leite derramado, em geral corrige-se o que o professor fez de errado)
Projeto método - os desdobramentos administrativos... (o texto abaixo pode ser um anexo do projeto ou apenas uma referência para o conselho, é mais ou menos uma sugestão minha sobre como eu acho que as coisas devem acontecer e também para futuras consultas para que se eliminem as ambigüidades e conflitos que se fundamentem no projeto de gestão pedagógica).
As comissões devem trabalhar da seguinte forma, respeitando sua autonomia:
1. Planejamento:
Em que a comissão se apegará para o cumprimento de suas funções? Dimensão: normativa e metas.
Como alcançará isso?
Dimensão: plano de ação e plano individual de trabalho.
2. Para as comissões respectivamente responsáveis por este tipo de gestão, considerará:
Quando a gestão administrativa:
O cumprimento das obrigações de docentes e estudantes.
A gestão dos convênios
Material didático e biblioteca
Constante cruzamento de estatísticas e informações na busca de padrões.
Transferências de curso e período
Quanto a gestão pedagógica:
Preventiva - acompanhamento do plano de ensino, da vinculação com as ementas, e atividades extracurriculares – isso é controlar meios... o certo é cobrar resultados. Edição de cartilhas para professores e alunos explicando como funciona o novo sistema.
Ferramentas de intervenção - Feedback de alunos – reclamações veiculadas pelo coordenador de forma graduada. *Relação teoria-pratica entre o que é ensinado, Qualidade do que é ensinado.
Avaliação de aprendizagem - Provão semestral, por exemplo.
Controle da gestão:
Aferição e avaliação semestral dos resultados obtidos.
*** punições regulamentadas.... não se deve controlar... deve-se conquistar lealdade as normas.
Explicações variadas:
Existem dois tipos de gerencia: pedagógica e administrativa. O projeto pode é também dividido em Projeto-objeto e projeto-método.
Projeto-objeto serão as cláusulas pétreas do projeto.
O projeto-método é no que me concentro, e mais especificamente na sua relação com gerencia pedagógica e seus inevitáveis desprendimentos administrativos.
As ações serão:
1. Participativas: o planejamento que objetiva alcançar o objetivo do curso terá participação de Docentes, Discente e Funcionários
2. Dinâmicas: Considerará os resultados atingidos anteriormente.
3. Continuas: as análises serão executadas em ciclos semestrais.
4.Sistematizadas: Alguém garantirá a articulação dos agentes.
Mandamentos e sugestões:
1. SISTEMATIZAR!
2. Caráter preventivo.
realização de reuniões de conselho, as reuniões por área, a entrega e discussão das ementas aos docentes, o acompanhamento do desdobramento da ementa em plano de ensino, o acompanhamento da execução do plano de ensino, a busca da articulação entre as disciplinas,a discussão da avaliação da aprendizagem, a obtenção de feedback dos alunos, o encaminhamentos das queixas dos alunos relativas aos docentes, a discussão com os docentes sobre as queixas dos alunos, a implantação dos conselhos de classe, a criação do “provão semestral” com fins de acompanhamento pedagógico, a realização de encontros temáticos e a busca de apoio da Assessoria Pedagógica. Outros desdobramentos relativos à gestão pedagógica do projeto do curso são registrados, ainda, de forma pontual pelos coordenadores, a saber: discussão da metodologia de trabalho do docente, atenção às linhas de pesquisa e produção científica do curso, atenção aos projetos de extensão do curso, acompanhamento das atividades complementares a serem realizadas pelos alunos, acompanhamento das monitorias, atenção à qualidade dos conteúdos ministrados, à relação teoria-prática e aos conteúdos ministrados na modalidade à distância.
O professor ao entregar o plano de ensino para os alunos entregarão junto a ementa do curso. O representante de sala arquivará o texto. Todo atraso ou saída do plano será reportada, tantos as entendida como ruins quanto as boas.
Tornar públicas as ementas.
Acompanhamento do plano de ensino, da vinculação com as ementas, e atividades extracurriculares – isso é controlar meios... o certo é cobrar resultados.
Feedback de alunos - reclamações
Avaliação de aprendizagem - Provão semestral
*Relação teoria-pratica entre o que é ensinado
Qualidade do que é ensinado.
*** punições regulamentadas.... não se deve controlar... deve-se conquistar lealdade as normas.
Projeto concebido e idealizado por Manoel Henrique Martins.
Postado em: http://caap.forumeiros.com/
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